A confecção de uma bolsa de colostomia é necessária em diversas situações, principalmente quando há um problema no funcionamento normal do cólon ou do reto que impossibilita a passagem das fezes pelo ânus. Algumas das ocasiões em que a bolsa de colostomia, definitiva ou provisoriamente, pode ser necessária incluem:
1. Câncer de cólon ou reto: Em casos de câncer avançado ou quando a remoção cirúrgica do tumor afeta a capacidade do cólon ou do reto de funcionar adequadamente, pode ser necessária a confecção de uma colostomia temporária ou permanente.
2. Doença inflamatória intestinal: Pacientes com doenças como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa podem necessitar de uma colostomia se os sintomas da doença forem graves e não responderem ao tratamento médico.
3. Obstrução intestinal: Uma obstrução no cólon ou no reto que não pode ser aliviada com tratamento conservador pode exigir a realização de uma colostomia para desviar o trânsito intestinal e permitir a recuperação.
4. Trauma ou lesão: Traumatismos graves no abdômen que afetam o cólon ou o reto podem requerer uma colostomia temporária para permitir a cicatrização e a recuperação dos tecidos.
5. Fístulas anorretais: Em casos de fístulas anorretais complexas que não respondem ao tratamento conservador, pode ser necessária a realização de uma colostomia para desviar o trânsito fecal e permitir a cicatrização da fístula.
6. Doença congênita: Algumas condições congênitas, como a doença de Hirschsprung, que afeta o funcionamento dos músculos do intestino grosso, podem exigir a confecção de uma colostomia como parte do tratamento.
Essas são apenas algumas das situações em que a confecção de uma bolsa de colostomia pode ser necessária. O tipo e a duração da colostomia podem variar de acordo com a condição específica do paciente e a resposta ao tratamento.
(Pedir agendamento com a Dra. Renata Nunes Corrêa Garcia.)
Hospital Samaritano Paulista:
Endereço: Rua Dr. Fausto Ferraz, 204
Bela Vista, São Paulo
Cep 01333-030
RNCG Cirurgia Oncológica – Todos direitos reservados 2024